QUALIDADE DE VIDA: COMO ENFRENTAR ESSE DESAFIO







QUALIDADE DE VIDA É COMPROMISSO EM APERFEIÇOAR A  ARTE DE VIVER E DE CONVIVER


No mundo das idéias de hoje "filosofia de vida alternativa" um "novo tratamento ou um novo recurso terapêutico",  "formas emergentes de atividades físicas" ou mesmo de "exercícios mentais de relaxamento".

A busca da qualidade de vida, parte do princípio de que alterando-se as estratégias daquilo que é feito, balizam ações no dia a dia, será possível reverter o quadro da desqualificação da vida atual, como num passe de mágica ou de posse de um poder revelador, estaremos desfrutando de vida qualificada.
Sabemos que os dias estão cada vez mais corridos, e que passar horas na academia é algo praticamente inviável. Mas, ao mesmo tempo, você também deve reconhecer que ter uma vida ativa é fundamental para se manter jovem, com saúde em dia e até mesmo aguentar a correria da vida sem sofrer os efeitos colaterais do sedentarismo e doenças relacionadas.

APRENDER COM O PASSADO

A ideia de qualidade de vida parece ser um acontecimento novo quando demonstrava a vinculação entre saúde, higiene e educação no sentido de estabelecer fundamentos para o prologamentos da vida está relacionado ao sentido de uso ou utilização que fazemos da vida, quando que, se soubermos fazer bom uso da vida, ela será longa ou suficiente, da mesma forma perdulária, ela será curta ou insuficiente.
O prolongar a vida, hoje, torna absoluta cronologia, traduzida como longevidade e esperança de vida, e a falta de cuidados e da preocupação atual do movimento da qualidade de vida o que cada um deve fazer com sua própria vida, bem como relação que cada um estabelece com a vida.

A MUDANÇA DE PARADIGMAS

O primeiro alerta propôs olharmos para o passado a fim de aprendermos. A concepção complexa proclama que o passado é construído do presente, da mesma forma, o futuro, nasce do presente, o que já nos coloca diante de um problema: é difícil pensar o futuro porque é difícil pensar o presente. Se estivermos cegos no presente, teremos que "perspectivar" um futuro as cegas.
Qualidade de vida significa vivenciar tudo isso ao mesmo tempo, motivo suficiente para realizarmos propostas, em qualquer área do conhecimento humano, que levem em consideração a interdependência de ver, perceber, conceber e pensar. Isso só é possível por meio do conhecimento complexo, pois este reconhece os limites do próprio ato de conhecer.

QUAL SERÁ SEUS VALORES?

Há soluções para os principais problemas do tempo presente, mas essas soluções vão requerer mudanças radicais em suas percepções. Daí a razão da relação entre a mudança de paradigmas requer uma expansão não apenas de nossas percepções, mas também de nossos valores.
Tentar caminhar em propostas que visem á qualidade de vida exige de nossa parte uma grande abertura, essa possível se conseguirmos despojar os seus pensamentos e ter a forma de ver a própria realidade enfim, há que se ter disposição de considerar uma outra forma de entender o mundo e a própria vida.