PERSUADIR...
COM UM TRABALHO ONLINE (...)
" A arte de persuadir tem uma relação necessária com a maneira pela qual os homens consentem naquilo que lhes é proposto e com as condições da coisa que se quer fazer. A maneira mais natural do entendimento, pois (...) persuadir consiste tanto em agradar quanto em convencer; de tal forma, os homens se governam mais pelo capricho do que pela razão. Assim, nunca pode ser posta em dúvida uma demonstração natural de persuasão em que foram observadas essas circunstâncias; e nunca poderão ter força as demonstrações em que faltem esses elementos". (PASCAL, 1658, pp. 184-185).
A persuasão, vista como exercício de influência, efetiva-se pelo uso de mecanismos generalizados de interação social, através dos quais atitudes e opiniões são mudadas. Modificar opiniões é, basicamente, criar, no outro, emoções ainda não existentes, procurando evocar ou estimular as atitudes adequadas a um objetivo específico, atitudes essas que são, usualmente, aprendidas no convívio social ( Parsons, 1963). Porém nos tempos atuais as conexões são virtuais.
Skinner (1983) observa que o verbo persuadir está relacionado com adoçar, ou seja, persuadir-se se alguém descrevendo-se consequências reforçadas positivas, o que torna mais provável e mais favorável á ação, pois modificamos o que uma pessoa vê quando olha, através da manipulação de contingências. Assim, " persuadimos alguém recorrendo a estímulos associados a consequências positivas".
Caracterizando a interação persuasiva:
A relação de persuasão pode ser definida como uma interação social, na qual os comportamentos emitidos por uma das pessoas envolvidas estabelecem, mantêm, suprimem ou mudam, efetivamente. Por essa via, uma relação de persuasão se estabelece quando os comportamentos emitidos por um indivíduo predispõem condições nas quais os comportamentos emitidos por um outro.
Comportamentos persuasivos pelo atendimento online do Personal Trainer:
Com objetivo de clarear o que está sendo caracterizado.
Autocracia= conjunto da verbalizações emitidas por um indivíduo, em uma interação com outro, no sentido de se colocar, em face deste, como possuidor de independência intelectual e de segurança na tomada de decisões.
Desembaraço= conjunto das verbalizações emitidas por um indivíduo, em uma interação com outro, no sentido de demonstrar a este, habilidades específicas para se isentar de situações que geram constrangimentos.
Manipulação= conjunto das verbalizações emitidas por um indivíduo, em uma interação com outro de imprimir neste, de modo planejado, outras formas de agir, que facilitem a realização funcional de um objetivo.
Solicitação= conjunto das verbalizações emitidas por um indivíduo em uma interação com outro, no sentido de responder ou apresentar questionamentos, oferecer ou pedir informações, oferecer ou pedir aprovação para uma argumentação específica.
Suplicação= conjunto das verbalizações emitidas por um indivíduo, em uma interação com outro, no sentido de propor ou sugerir, com instância e rigor, a pronta realização de tarefas e uma atenção especial no trato virtual e pessoal.
O processo de interação persuasiva:
Deste modo, ao focalizar, eventualmente, comportamentos específicos da vida presente do cliente como persuasor no atendimento online do personal Trainer está auxiliando-a traduzir, em termos de objetivos concretos, possivelmente alcançáveis.
Para conquistar seus objetivos e ampliar o seu desenvolvimento pessoal, é fundamental que você consiga traçar metas e cumpri-las.
Uma excelente dica para definição de metas é utilizar a técnica S.M.A.R.T., uma poderosa ferramenta que o ajudará a atingir aquilo que você deseja ou algo que já tenha determinado para si.
Você já ouviu falar dela?
Portanto, as metas
S.M.A.R.T
S - Specific ( Específico)
Primeira regra da técnica são os objetivos demarcados que devem ser específicos, ou seja, eles devem ser claros e não podem permitir qualquer tipo de interação controversa. Deste modo, nessa fase, é importante esclarecer exatamente o motivo por trás desse objetivo. Por que você que essa meta e precisa concretizá-la.
Trata-se ainda aprofundamento do que a pessoa quer. Por exemplo, dizer que se pretende " ficar em forma" não é o suficiente. Esse tipo de instrução não traz informação satisfatória para a pessoa que pretende alcançar a meta. É preciso que o indivíduo force o cérebro a formar uma imagem do que significa para ele "estar em forma".
Para algumas pessoas pode ser estar magro, para outras, forte, para outras, ainda, ter energia para atividades especificas, e, para um quarto perfil, estar, simplesmente, livre de doenças, ou seja, também, mais de duas opções juntas ou todas elas.
Portanto, ao formular metas, é necessário especificar o máximo possível o que se quer com o cuidado de também priorizar as metas, colocando uma hierarquia para o caso de algumas das metas ou mesmo se anularem.
Assim que tiver essas resposta bem clara, liste quais são as pessoas envolvidas na realização do projeto, quais são as restrições existentes para desenvolver a meta, quais são as demandas básicas para que ela possa ser colocada em prática e, por fim, o que está vinculado ao comprimento desse objetivo.
M - Measurable ( Mensurável)
Nessa fase, é necessário determinar um indicador que irá contribuir para a organização ou o indivíduo atingir o objetivo pensado.
Por exemplo, para o aumento nas vendas de uma empresa, o principal indicador seria o valor do faturamento durante os meses em cima dos produtos e serviços. De forma singular, imagine que a meta de alguém seja viajar para estudar fora por um tempo. Um indicador pode ser a quantia que a pessoa pesquisou ser necessária para essa viagem e o quanto ela consegue "poupar" para realizá-la.
Medir os resultados dos esforços tem nome importância. Se o objetivo é para de fumar, por exemplo, será fundamental quantificar em quanto tempo pretende fazê- lo e quantos cigarros deixará de fumar por semana ou por dia até que a meta esteja completa. abrir mão de medir de evolução pode ser um entrave para conclusão do projeto e favorecera procrastinação.
A - Achievable (Alcançavel)
Deseja obter resultados incríveis é o que todos querem, mas a pessoa precisa ter em mente que as metas devem estar em uma realidade possível. Vale lembrar que uma meta em vendas, por exemplo, leva tempo e dedicação. De forma similar, seguindo em nosso exemplo da viagem de estudos no exterior, não se deve criar expectativas irreais. Antes de imaginar a viagem dos sonhos para o próximo mês, é preciso entender como cada expectativa pode ser alcançada. Deve ser algo palpável impossível de ser conquistado.Já na vida pessoal questões envolvendo falta de tempo e dinheiro são muito frequentes. Assim, alguma meta que necessite de uma grande quantidade de dinheiro para que seja cumprida pode até ser algo realizável por alguém com uma renda mensal pequena, mas vai exigir um tempo maior para sair do papel.
E se não há tempo nem dinheiro, portanto, a meta deve ser considerada irrealizável deve- ser tratar com realismo. Essas e outras questões podem impedir que a meta seja classificada como alcançável. Mas, para abandoná-la, ou reestruturá-la é preciso ter certeza disso.
R - Relevant (Relevante)
Por esse conceito, devemos entender que as metas precisam ser relevantes para a organização ou, no caso do desenvolvimento pessoal de alguém, realmente importantes para aquele indivíduo. Portanto, não é interessante criar metas que não façam sentido e que não venham a gerar evolução a si próprio. Metas são conquistas intermediárias rumo ao grande objetivo ou meta-objetivo. Para uma realização plena, temos de concretizar algumas ou pequenas metas.
Desta forma, há algumas metas que são imaginadas como parte de um conjunto que tratá benefícios, mas, na realidade, o custo- benefício delas não é vantajoso.
Ou até mesmo descobrimos pelo caminho que elas simplesmente não trazem benefício algum. Portanto, é vital compreender a relevância das metas na busca pelo objetivo principal. Caso não haja retorno, deve-se abandoná-las ou substituí-las.
T - Time ( Tempo)
Aqui, fica a ideia de que para toda meta é preciso determinar um tempo realização.
Estabelecer uma meta sem prazo não faz sentido algum, além de que ela não será levada a sério da forma como deveria. Por esse motivo, sempre que você definir um meta, estabeleça um prazo claro para que ela seja concretizada.
A meta deve ter limite de tempo para ser realizada, caso contrário, a sensação é d e que é irrealizável e isso pode trazer frustração e desânimo. Desse modo, definição que renovem as metas torna-se uma tarefa essencial.